LEITURAS INTERESSANTES

História dos Irmãos Maristas em Uberaba


Pedro dos Reis Coutinho foi Irmão Marista na década de 1960, ex-professor de história no Ensino Médio do Colégio Marista Diocesano e atuou como pesquisador no Arquivo Público de Uberaba. Atualmente, ministra aulas de história no Ensino Médio e integra o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (CONPHAU).

De acordo com o livro de Coutinho, o Colégio Marista Diocesano foi fundado em 1899, obra de D. Eduardo, primeiro bispo da diocese de Uberaba, e desenvolveu-se por mérito dos Irmãos Maristas, uma congregação religiosa, criada pelo padre católico São Marcelino Champagnat, destinada à educação escolar e cristã de crianças, adolescentes e jovens, no mundo todo. Os religiosos o receberam em 1902, iniciaram as atividades em 1903 e as mantém até os dias de hoje.

Destacam-se o capítulo II, no qual o autor conta, de maneira clara, a história de Uberaba e o capítulo III que apresenta a educação na cidade, no século XIX, fazendo referência a D. Eufrásia Gonçalves Pimenta, primeira professora do município, em 1815, e às primeiras instituições educacionais.

A obra ressalta a ação pedagógica do Colégio Marista e relata que, mesmo com o crescimento da educação em Uberaba, foi preciso investir na formação de professores. Essa formação veio em 1949, quando as Irmãs Dominicanas, com o apoio dos Irmãos Maristas, fundaram a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino.

É uma delícia passear pelas páginas dos livros, acompanhando a história, as fotos e as memórias.

Marise Diniz

Obras do acervo:
Ciência e Economia: O Instituto Zootécnico e a Pecuária Zebuína em Uberaba
Monografia apresentada na Universidade Estadual Paulista (Franca) - 2004

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969