PESQUISADOR, PROFESSOR, SERVIDOR

O Projeto de Lei 7.577/06, de autoria do Senado Federal, com proposição aprovada, institui o dia 8 de julho, como o Dia Nacional do Pesquisador. A data é uma homenagem ao dia em que foi fundada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948.

O dia 15 de outubro é consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila e foi também a data em que Dom Pedro I decretou a criação do Ensino Elementar no Brasil. Cento e vinte anos depois, no ginásio “Caetaninho”, em São Paulo, quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia dedicado ao descanso, à confraternização e à análise das ações no decorrer do ano escolar. Em 1963, o Decreto Federal 52.682 oficializou nacionalmente o feriado escolar.

Pesquisas confirmam que são duzentos anos de funcionalismo público e a origem desse serviço está na chegada da Família Real. O Brasil se tornou independente, virou império, república e lá estavam os servidores. O Decreto-Lei 5.936 (1943), de Getúlio Vargas, efetivou a data de 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público e o novo estatuto, de1990, substituiu o termo funcionário público pela palavra Servidor.

Pesquisador, professor ou servidor, esses profissionais (alguns exercendo as três funções ao mesmo tempo), continuam na luta, tentando das diversas formas possíveis descobrir, preservar, transformar. São pessoas que ainda “...acreditam nos caminhos que seus corações lhes segredam, mesmo quando a realidade insiste em lhes provar o contrário...” (Rosaly Stefani).
Parabéns a todos os pesquisadores, professores e servidores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969