Padre Ângelo Pozzani

Padre Ângelo Pozzani nasceu em 29/09/1910, em Torri Del Bênaco (Itália). Em 1949, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, permanecendo até 1978. Nesse período, desenvolveu ações para estimular a participação dos fiéis: sessão de filmes infantis (“Cineminha do Padre Ângelo”), grupo de teatro, ensino de música e implantação de um coral e de um time de futebol, que jogava em um campo, localizado no fundo da igreja. Além dessas ações, construiu as salas onde funciona a catequese, deu continuidade às reformas da Igreja e ampliou o templo, edificando as laterais e um grande santuário.
Segundo Nabut (1983) “Padre Ângelo é considerado o Padre do Povo. Talvez sem o Padre Ângelo, a Festa d’Abadia em Uberaba já se teria resumido a uma simples e pacata novena. Ele deu alma à festa.” e, nas palavras do próprio Pozzani: A missão da igreja é salvar o homem todo, inteiro, único, inédito, irrepetível, real, concreto, histórico. A missão da Igreja é a de abrir os olhos para Deus, olhando os homens ao mesmo tempo. Não se pode salvar a alma, abandonando o homem num mundo de miséria e podridão.

Fonte: Santos do Céu... Santos da Terra... Santos do Povo... Sua benção Padre Ângelo!. Revista Documento e História. APU. nº 06. Agosto de 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969