I ENCONTRO DE ARQUIVOS MUNICIPAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

A Superintendência de Arquivo Público, de Uberaba realiza o I Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no auditório da superintendência, com o intuito de nortear as políticas de organização documental nos órgãos. As palestras serão ministradas por profissionais da área de arquivologia e história.

A abertura oficial acontece às 9h, no dia 26, com o Secretário de Administração, Carlos Bracarense e a Superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova. Às 10h ocorre a palestra “Ações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) voltadas para os Arquivos Públicos Municipais”, proferida pela conselheira do CONARQ, Domícia Gomes Borges. Às 11h30 o Controller do Município Paulo Leonardo Vilela falará da “Lei de Acesso à Informação”. Às 12h30 será o intervalo para o almoço e as atividades serão retomadas às 14h30 com a palestra “Institucionalização de Arquivos Públicos Municipais e Implantação de Políticas de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais”, ministrada pela diretora do 
Arquivo Público de Itatiba - SP, Daise Aparecida de Oliveira.

Já no dia 27, às 9h, haverá a palestra “Lei de Acesso à Informação na Consolidação da Democracia”, proferida pelo Juiz federal aposentado e historiador. Às 11h será o intervalo para o almoço e às 14h acontecerá a palestra “A Experiência do Arquivo Público Mineiro na Implantação da Gestão de Documentos”, ministrada pela Assessora da Diretoria de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro, Maria de Fátima da Silva Corsino. Para fechar o evento, ocorrerá às 15h a palestra “O Uso do Documento de Arquivos para a Pesquisa Histórica”, realizada pelo professor de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 
Florisvaldo Paulo Júnior. 

De acordo com Marta Zednik, o objetivo do evento é reunir profissionais de arquivos públicos, órgãos governamentais, historiadores, pesquisadores, universitários e instituições de ensino. “Vamos discutir a implantação de políticas públicas de arquivo, gestão de documentos e informações, estruturação de um arquivo, bem como a democratização do acesso à informação. O documento também nasce nos órgãos públicos, por isso é muito importante à organização e à precisão das informações”, ressaltou.
Ainda segundo a superintendente, mais de 40 Arquivos Públicos da região foram convidados, além de alunos do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineira (UFTM) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Esperamos pelo menos cerca de 200 pessoas para esse I Encontro regional”, destacou Zednik.

O Arquivo Público fica na Praça Doutor José Pereira Rebouças, também conhecida como Praça da Mogiana, Nº 650, no Bairro Boa Vista. Mais informações pelo telefone (34) 3338-2864 e 3312 4315.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969