Conquista histórica para Uberaba! Superintendência de Arquivo Público vai digitalizar acervo do Gazeta de Uberaba para disponibilização na internet

Imagem do Cel. Tobias Antônio Rosa - proprietário do Jornal Gazeta de Uberaba de 1879 a 1915
 Fonte: Acervo Superintendência de Aquivo Público, de Uberaba - SAP.
O ex-prefeito de Uberaba Arnaldo Rosa Prata assina hoje - 10 de abril, no gabinete do prefeito Paulo Piau, o termo de empréstimo do acervo do jornal de sua propriedade, o “Gazeta de Uberaba”, para que a Superintendência de Arquivo Público possa digitalizá-lo.

Arnaldo Rosa Prata é neto de um dos antigos proprietários do jornal, o Cel. Tobias Antônio Rosa. O “Gazeta de Uberaba” circulou de 1879 a 1915 e foi o primeiro jornal no município veiculado diariamente.

A digitalização deste acervo será mais uma realização do projeto “Hemeroteca Digital”, uma parceria da Superintendência de Arquivo Público, de Uberaba - SAP com o Arquivo Público Mineiro - APM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

 O projeto tem por finalidade disponibilizar para consulta pública os principais acervos jornalísticos da região do Triângulo Mineiro. Para isso, está sendo desenvolvido um site na internet pela Codiub, empresa que administra os recursos de tecnologia da informação do município e a Superintendência de Arquivo Público. Em breve todos terão acesso a esse riquíssimo universo de informações de nossa história!

Comentários

Unknown disse…
Nota mil para o ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA e um golaço de placa da equipe.
O APU dá, mais uma vez, demonstração de seriedade e compromisso com a memória de Uberaba. Parabéns a todos os envolvidos.
Mariano Leite e Mozart Lacerda Filho agradeço as palavras em relação à equipe da Superintendência de Arquivo Público.

Marta Zednik de Casanova
Superintendente de Arquivo Público

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969