Rede Globo do Distrito Federal apresenta documentário sobre Missão Cruls com trechos filmados em Uberaba


Em 1892, por determinação do Presidente Floriano Peixoto, uma missão técnico-científica liderada pelo astrônomo Luiz Cruls partiu do Rio de Janeiro, passando por várias cidades, entra elas, Uberaba, com destino ao Planalto Central. O objetivo da missão era demarcar o local, um quadrilátero, onde mais tarde em 1960, durante o governo do Presidente Juscelino Kubitschek foi fundada a nova capital do país - Brasília.

O cientista belga Luis Cruls, acompanhado de 21 pesquisadores, percorreu em 1892 mais de 4 mil quilômetros do Rio de Janeiro ao Planalto Central. Devido à imensidão da região e a falta de pontos referenciais, a expedição guiava-se pelas estrelas. A missão durou de maio a novembro de 1892 e registrou a análise da flora, fauna, rios, solos, clima e modo de vida dos habitantes.

Imagem extraída do documentário "Cruls: A Missão que marcou a Capital", produzido pela DFTV, filiada da Rede Globo no Distrito Federal

O documentário "Cruls: A Missão que marcou a Capital" produzido pela Rede Globo/DF, em abril de 2015 para comemorar os 55 anos de Brasília, retrata a importância da Expedição Cruls que divulgou cientificamente os aspectos geográficos, econômicos e humanos do Brasil Central contribuindo para a criação da capital do país em 21 de abril de 1960.

* Apresentado de 20 a 24 de abril na DFTV, você poderá assistir nos links abaixo, as partes que compõem o documentário "Cruls: A Missão que marcou a Capital":

Parte 1 - Clique aqui!
Parte 2 - Clique aqui!
Parte 3 - Clique aqui!
Parte 4 - Clique aqui!
Parte 5 - Clique aqui!
Parte 6 - Clique aqui!

Texto: Thiago Riccioppo

Comentários

Anônimo disse…
Excepcional reportagem mostrando um maravilhoso momento da historia nacional. Parabéns a Rede Globo do Distrito Federal e parabéns ao Arquivo Público de Uberaba por divulgar tão bom documentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969