Servidores da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba participam de Congresso de Arquivologia Internacional


Os servidores da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba Edguimar Antônio de Oliveira – Diretor do Departamento de Gestão de Documentos e Arquivo Administrativo e Thiago Riccioppo – historiador da entidade e também Gerente Executivo do Museu do Zebu/ABCZ, participaram do XI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL: Arquivos, entre tradição e modernidade, realizado na cidade de São Paulo de 19 a 22 de outubro.

"O advento de novas tecnologias e os modernos sistemas de gestão, tanto no setor público quanto no privado, têm suscitado inúmeras discussões em torno dos princípios que dão sustentação à Arquivologia". O evento internacional contou com grandes especialistas do Mercosul, demais países latino-americanos e até mesmo da Europa.

Os colaboradores participaram de mesas-redondas, minicursos e puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo - AESP, considerado o mais avançado do País na Gestão e Preservação de Arquivos: Corrente, Intermediário e Permanente, ou Arquivo Histórico. Estes arquivos guardam os documentos de todas as secretarias do Estado e documentos históricos que reportam as origens de São Paulo desde o século XVI.

A participação de servidores municipais num evento desta relevância vem contribuir para o desenvolvimento da Instituição em Uberaba.

Texto: Thiago Riccioppo

Acompanhe as imagens do Congresso de Arquivologia do Mercosul:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969