Arquivo Público de Uberaba capacita Servidores

O Arquivo Público de Uberaba promoveu no dia 29 de junho de 2017 o curso de capacitação em “Arquivo e o Patrimônio Documental” ministrado pelos servidores Raquel Blancato, apoio administrativo, e Luiz Cellurale, historiador.


O curso teve como objetivo capacitar os servidores das áreas da limpeza e vigilância, Indirlene Dorneles, Mariano Leite, Luiz Damasceno e Carlos Raposo, no que tange as noções básicas de arquivo e a importância da instituição como detentora do patrimônio documental.


A servidora Raquel Blancato explanou que o Arquivo Público de Uberaba, criado em 1985, é uma Superintendência vinculada à Secretaria Municipal de Governo, e tem como atribuições promover a gestão de documentos, o recolhimento, a organização, a preservação e a difusão do patrimônio documental, provenientes do poder público e dos arquivos privados de interesse público e social, disponibiliza o seu acervo para fomentar a pesquisa, as manifestações culturais e as ações educativas. Que o Arquivo Público de Uberaba preserva o suporte social da memória coletiva e assegura o acesso ao documento e à informação como direito básico de cidadania e de democratização da informação.


Luiz Cellurale explanou que entre as suas atribuições, a de preservar o patrimônio documental, tanto no sentido administrativo como cultural e propiciar o acesso, de modo a assegurar o direito à informação, que o acervo do Arquivo tem importância vital na história socioeconômico e política-administrativa do município. Desse modo, o Arquivo Público de Uberaba torna-se uma instituição eficiente, capaz de atender aos estudantes do ensino fundamental e médio, os universitários, os pesquisadores, os historiadores e a comunidade, além de atender a demanda da sociedade no que se refere ao conhecimento, exercer a tarefa essencial de informar, ampliar conhecimento, esclarecer e partilhar com a sociedade as informações contidas em seu imensurável acervo, riquíssima fonte de pesquisa.


O curso proporcionou aos servidores supracitados o conhecimento sobre o valor dos documentos de arquivo como patrimônio documental auxiliando-os a aprimorar o  atendimento aos servidores dos órgãos públicos e  cidadãos que aqui vem buscar suas informações.

Texto: Raquel Blancato


O Servidor Luiz Cellurale explicando a importância do patrimônio documental 

Servidores ouvindo explicações sobre a importância do Arquivo pela servidora Raquel 
Servidores do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969