9 de junho: DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS


Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente em 9 de junho.
O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importâncias destes arquivos.
O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional dos Arquivos, em novembro de 2007.
A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a CIA, em 1948.

Fonte: Calendarr Brasil
Sede da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. Imagem: SAP

Histórico da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
Desde o ano de 1951 já havia uma preocupação pela criação de um Arquivo Público para resguardar a história em Uberaba. Na época, o vereador Drº José Soares Bilharinho fez a solicitação para aquisição de um prédio destinado a servir de Arquivo Público.

O Arquivo Público de Uberaba foi criado em 4 de novembro de 1985, pela Lei Municipal nº 3.656, como autarquia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A inauguração oficial aconteceu no dia 22 de fevereiro de 1986.

Tornou-se um Departamento, integrante da Fundação Cultural de Uberaba, pela Lei Delegada nº 07 de 16 de dezembro de 2005.

Em 18 de junho de 2012 através da Lei nº 11.446/2012, o Arquivo Público foi anexado à estrutura da Secretaria de Administração e transformado em Superintendência de Arquivos.

Superintendência do Arquivo Público de Uberaba através da Lei Municipal nº 12.206, sancionada no dia 01 de junho de 2015, integrou a estrutura da Secretaria de Governo.

A instituição arquivística é um local muito importante, que tem por finalidade recolher, custodiar, preservar, divulgar o patrimônio documental e garantir o pleno acesso à informação, suporte para a tomada de decisões governamentais e garantia de direitos individuais e coletivos para o exercício pleno da cidadania.

O Arquivo Administrativo e o Arquivo Histórico interagem na gestão documental e constituem, no interior de Minas Gerais, um fato pioneiro e inédito, confirmando um grande avanço e relevância da prática arquivística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969