segunda-feira, 10 de julho de 2017

Alunos do IFTM visitam sede da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba


Uma semana antes das férias escolares, alunos do 2º Ano do Curso Técnico em Administração Integrada, Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberaba, realizaram uma visita monitorada ao Arquivo Público de Uberaba nos dias 6 e 7 de julho, como parte da disciplina Gestão da Informação de Documentos e Arquivística.

Acompanhados do historiador Luiz Henrique Cellurale e do professor do IFTM, Luciano Tiago Bernardo, verificaram na prática o que já sabiam na teoria: os cuidados necessários para a preservação e manutenção de documentos históricos, como a utilização de luvas e máscaras, e receberam informações sobre a transferência de documentos da esfera dos poderes públicos e das entidades privadas que os produziram, para o Arquivo Público.

Na ocasião houve também encontro com os servidores dos três departamentos da Instituição: Edguimar Antônio de Oliveira, responsável pela Gestão de Documentos e Arquivo Histórico e Miguel Jacob Neto, do Setor de Difusão e Apoio à Pesquisa e Gestão Administrativa. Em relação ao Departamento Fotográfico e Arquivo Especial, puderam ver a funcionária Priscila Mariano realizar a digitalização do acervo da Catedral e de Carolina Maria de Jesus, de Sacramento.

Dessa forma, visualizaram a função do arquivista e entreviram essa atuação como uma possibilidade profissional para o futuro.

Através do Departamento de Difusão e Pesquisa, o Arquivo Público mantém o projeto de Ações Educativas que, por meio de agendamento antecipado, recebe alunos da Educação Básica e das Universidade de Uberaba, com a finalidade de divulgar o acervo e o trabalho realizado na entidade.
Historiador do Arquivo Público Luiz Henrique Cellurale explanando sobre o organograma do
Arquivo Público aos alunos do IFTM.

Edguimar Antônio de Oliveira expondo o trabalho do arquivista
em relação à transferência e eliminação de documentos.


Alunos conhecendo a documentação do Arquivo

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