"EXPLODE CORAÇÃO COLORADO!" - Flamengo 4 x 2 Uberaba: uma outra história


No ano de centenário do Uberaba Sport Club, nada melhor do que acompanhar o depoimento de Ruy Trida Júnior sobre o histórico jogo em que o "Colorado" vencia no primeiro tempo o Flamengo em pleno Maracanã, partida realizada no ano de 1981. Era um momento ímpar do futebol uberabense no Campeonato Brasileiro, valendo a Taça Ouro.


Por Ruy Trida Júnior


Eu tinha 11 anos de idade e não perdia um jogo sequer do Colorado. Meu pai, diferente de mim, nunca se interessou por futebol. Mas o convite para aquela excursão parecia irrecusável. Conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, por apenas alguns cruzeiros, era bom demais para ser verdade. É claro, tinha o jogo. Uberaba e... quem mesmo??? Para o “seu” Ruy Trida, tradicional motorista de táxi da Praça Rui Barbosa, Zico, Tita e Júnior eram no máximo alguns apelidos, iguais a tantos que os meninos colocam uns nos outros nas peladas Brasil afora.

O ônibus, contratado pelo Sr. Olímpio, já falecido, saiu da Praça Rui Barbosa, por volta das 21 horas do dia anterior ao jogo. Chegaram à cidade maravilhosa no meio da manhã e não perderam tempo. A visita à praia de Copacabana foi muito legal (muitas mulheres seminuas, e que a Dona Vera, por Deus, não soubesse disso). Depois uma visita ao Pão de Açúcar, outra ao Cristo Redentor e, por fim o Maracanã.

Misturados à torcida rubro-negra, os corajosos torcedores do Uberaba não puderam comemorar a bela exibição e os dois gols do Colorado no primeiro tempo, marcados por Paulo Luciano e Serginho. Para o meu pai, até aí, nada de mais. Ele nem sabia quem era quem. Mas aquele segundo tempo foi horrível. Não porque o Uberaba tivesse levado quatro gols. O duro foi abraçar toda aquela multidão em vermelho e preto a cada gol marcado. Quanto suor, lágrimas, risos e amizade sincera. O ônibus tomou o rumo do Triângulo Mineiro logo após o final do jogo e meu pai, ainda fascinado com as maravilhas do Rio de Janeiro, só tinha uma certeza: Nunca mais pisaria em um estádio de futebol!


Paulo Luciano, autor do primeiro gol do Colorado
Ficha Técnica:

Flamengo 4 x 2 Uberaba (MG)

Campeonato Brasileiro de 1981 – Taça de Ouro Data: 01/04/1981
Estadio: Maracanã - Rio de Janeiro

Flamengo: Raul, Carlos Alberto, Luís Pereira, Marinho e Júnior; Vitor, Adílio e Zico (Fumanchu); Tita (Ronaldo), Nunes e Carlos Henrique.

Uberaba: Diron, Celso, Rafael, Tim e Aldeir; Vandinho, Joãozinho e Paulo Luciano; Ilton Serginho e Ney.
Gols: Paulo Luciano (20’), Serginho (37’), Tita (2), Marinho e Nunes.


Veja no vídeo, os melhores momentos da partida:



E por falar de lutas e glórias do Colorado, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba irá lançar neste ano com chave de ouro, o livro  que narrará as histórias fantásticas dos 100 anos do Uberaba Sport Club. Aguarde! 


Veja como o jogo foi noticiado pelo jornal Lavoura e Comércio em Uberaba:







Fonte: Lavoura e Comércio, 02 de abril de 1981. nº 20.851

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969