Superintendência do Arquivo Público de Uberaba completa 32 anos em 04 de novembro

          
            Foi fundada em 04 de novembro de 1985. Considerado o maior Arquivo do interior de Minas Gerais, onde os documentos históricos e administrativos interagem na gestão documental.

         As funções do Arquivo Público são recolher, resguardar, preservar documentos históricos e dos órgãos da Prefeitura, além de receber documentos privados, de interesse público, tendo como objetivo difundi-los e disponibilizá-los aos cidadãos.

Há leis que regulamentam o tratamento que deva receber os documentos públicos. A Lei Municipal 10082/2006 definiu a política de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais (GSDIM), que deve ser aplicada pelos órgãos municipais da administração direta e indireta.

A coordenação, implantação, gerenciamento e a normatização da GSDIM são de competência da Superintendência do Arquivo Público, vinculada à Secretaria de Governo, com a participação simultânea dos órgãos municipais.

São aproximadamente três mil e quinhentas pessoas que anualmente procuram o Arquivo Público em busca de conhecimento, pesquisa e documentos.

As Ações Educativas desenvolvidas na instituição, junto à rede pública e particular de ensino, têm como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da história de Uberaba e sobre a preservação documental.  Atende anualmente, cerca de dois mil alunos.

Desenvolve parcerias com as universidades com o objetivo de promover o conhecimento do acervo documental viabilizando a pesquisa acadêmica.

 Promove a digitalização de documentos históricos importantes e diversos jornais do passado para difundir com maior rapidez as informações na internet.

Com o surgimento dos documentos digitais a Superintendência do Arquivo Público e os órgãos públicos municipais são responsáveis pela proteção e gerenciamento dos documentos gerados pela nova tecnologia da informação.

O Laboratório de Restauro da instituição é moderno e inicia-se o processo de restauro de acervos deteriorados da instituição.

 Resguarda jornais centenários importantes, entre eles, o jornal Lavoura e Comércio de 1899 e o jornal Gazeta de Uberaba, de 1879.

O volume documental do Arquivo Histórico é composto por seis mil caixas. O documento mais antigo é uma Carta de Sesmaria de 1799 e o atual compreende os jornais de 2017.

Carta de Sesmaria – Ano 1799 (século XVIII

O acervo fotográfico totaliza sessenta e sete mil imagens guardadas em modernos armários deslizantes. A foto mais antiga é da Rua Vigário Silva, de 1876. 

Rua Vigário Silva – Ano 1876


Os documentos mais procurados do Arquivo Histórico são os inventários.
 
           Inventário mais antigo da instituição, de Francisco Rodrigues de Lima     e  Alexandrina Maria de Jesus, de 1815



Os documentos provenientes da Prefeitura estão organizados e guardados em seis mil e duzentas caixas. A série documental mais antiga data de 1940, e a atual, de 2017, é relativa a finanças.

Os documentos mais procurados do acervo do arquivo administrativo são as plantas de edificações, de particulares.

Planta arquitetônica da fachada da fachada da residência na Rua Manoel Borges, propriedade de Pedro Salomão, de 1941


 A Superintendência do Arquivo Público resguarda na totalidade um acervo documental de doze mil e duzentas caixas, organizado e catalogado.

Em 2017 a instituição arquivística inova e inicia as publicações E-books pelo fato de terem baixo custo e um alcance social maior de leitores e pesquisadores. 

Publica então o E-book, Anais dos Livros de Atas da Câmara Municipal de Uberaba 1857 a 1900 - Século XIX. É uma edição inédita da série documental mais importante do Arquivo que registra a história do município desde os primórdios.  
   
Outras duas publicações E-books também serão editadas em novembro de 2017. A Revista Memórias – Thomáz de Aquino Prata e Revista Memórias – Nacional Futebol Club, que contemplam a história de cidadãos e instituições, que contribuíram para delinear a história da cidade.

Outra publicação é o Guia do Arquivo 2017, um grande avanço, que disponibiliza para os pesquisadores em suporte digital, a totalidade do acervo documental da instituição com objetivo de facilitar o atendimento e pesquisa.



Texto: Marta Zednik de Casanova
Gestora da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba



       ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:

Blog: http//www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10403

Facebook: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Unknown disse…
Me orgulho de ter participado desta história tão bonita.À época fazia parte do Governo Municipal do Dr. Wagner do Nascimento, que teve a iniciativa de criar e inaugurar o Arquivo Público de Uberaba, atendendo os anseios da comunidade desejosa de preservar sua memória. Seu primeiro presidente foi o Prof. Gilbeto Caixeta, um dos idealizadores da criação do AP. Fiz parte do primeiro Conselho Curador quando de sua criação. Temos muitas histórias que precisam ser contadas sobre a trajetória do Arquivo Público de Uberaba, não é Edguimar?
PARABÉNS ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA!
É verdade, Rômulo!! Fica ai uma ótima sugestão para uma revista, começando pelo trabalho pioneiro na área de microfilmagem em 1983 na Secretaria de Administração.

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969