15 de Agosto – Dia da Padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia

Maria, mãe de Jesus Cristo, através da intervenção divina, conhecida como Maria de Nazaré (cidade onde nasceu), é também chamada de Virgem Maria,  Santíssima Virgem e de Nossa Senhora.

Por vários motivos Maria recebeu, ao longo do tempo, vários nomes, e dentre eles está Nossa Senhora da Abadia, a padroeira de Uberaba. 

A invocação a Nossa Senhora da Abadia é um dos mais antigos cultos marianos existentes, e teve origem em Portugal. Isso deve-se ao fato de que, próximo à cidade de Braga, naquele país, havia uma abadia (sinônimo de mosteiro), denominada Mosteiro das Montanhas. Quando os muçulmanos invadiram Espanha e Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa, descoberta mais de duzentos anos depois, entre as pedras de um vale.

Foram os portugueses que, com a colonização, deram origem ao culto a esta Santa que se propagou por muitas localidades do interior brasileiro ao longo dos séculos. Contudo, na região Centro-Oeste e no Triângulo Mineiro foi que a fé a Nossa Senhora da Abadia mais se arraigou, tendo sido difundida a partir dos séculos XVIII e XIX.

Nessa região, várias cidades têm como Padroeira Nossa Senhora da Abadia.

Nossa Senhora da Abadia de Uberaba


Igreja Nossa Senhora da Abadia em Uberaba na década de 1920. Acervo: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. 


Igreja Nossa Senhora da Abadia em Uberaba na década de 1920. Acervo: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba. 


Em 1881, a Câmara Municipal de Uberaba, através da iniciativa do Capitão Eduardo José Alvarenga doou uma área de terra para a edificação de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora da Abadia, sendo a mesma inaugurada em 15 de agosto de 1882, data que motivou o feriado municipal. Em 1921, a Igreja foi transformada em Paróquia.

A religiosidade popular em torno da crença a Nossa Senhora da Abadia mantém-se tradicionalmente seguida no Triângulo Mineiro. Em 2007, ano do centenário da Arquidiocese de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, arcebispo metropolitano, declarou a Santa como padroeira da cidade de Uberaba. Por sua vez, o Município de Uberaba, em 14 de agosto daquele mesmo ano, através da Lei 10.196 instituiu oficialmente Nossa Senhora da Abadia como padroeira de Uberaba.

Todos os anos, a partir dos primeiros dias do mês de agosto muitos uberabenses cumprem um ritual de romeiros, dando início aos festejos em louvor à Nossa Senhora da Abadia. Cada um tem seu motivo: fé ardorosa, agradecimento por graça recebida, assim como pedidos diversos.

E no dia 15 de agosto ocorre a culminância dos festejos, com a coroação da Santa na Igreja localizada no bairro que tem seu nome.



Superintendência do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969