CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E TRIÂNGULO MINEIRO

Minicurso
História de Uberaba: o documento histórico como fonte de informação e as novas tecnologias (Blog) como subsídio para a prática educativa

O Arquivo Público de Uberaba dinamiza seu acervo por meio de ações pedagógicas, divulgação e publicação de pesquisas. Assim, pelo segundo ano consecutivo, participou do Congresso de Educadores promovido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, oferecendo um minicurso relacionado à história do município.

Durante o acontecimento, os educadores assistiram ao vídeo institucional do APU e receberam informações e exemplos, por meio de apresentação de imagens e explicações orais, relacionados à vinculação da história de Uberaba a marcos históricos mundiais e nacionais.

Mineração, Desemboque e o surgimento de Uberaba

Guerra do Paraguai e os Ofícios expedidos pela Câmara Municipal de Uberaba

A Primeira República e a chegada da Mojiana


A Revolução de 30, a gestão de Guilherme Ferreira e as críticas de Orlando Ferreira (Doca)




A Segunda Guerra, os ex-combatentes uberabenses e a visita de Getúlio Vargas a Uberaba

JK e o Centenário de Uberaba

O regime militar, a censura e a prisão de estudantes uberabenses

Além disso, conheceram o acervo da instituição, tiveram acesso ao blog do Arquivo e foram estimulados a interagir com mais esse canal de comunicação.

O APU agradece a todos os participantes, espera que o conteúdo e a maneira como foi oferecido tenham sido bastante significativos para todos e se coloca à disposição para recebê-los novamente, com suas turmas de alunos ou para pesquisas de interesse próprio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969