NOSSA SENHORA DA ABADIA

Nas proximidades do Mosteiro dos Bouros (Portugal), durante a invasão dos mouros, por volta de 1140, os frades do Convento de São Benedito abandonaram o local, permanecendo por lá apenas um religioso. A ele juntou-se um fidalgo e ambos viram uma luz projetada nas pedras do vale. Dirigiram-se ao local e descobriram uma imagem da Virgem Maria esculpida em pedra. Ergueram um altar no local e, posteriormente, o arcebispo ordenou a construção de uma Igreja de pedra lavrada, para abrigar a imagem e possibilitar a realização dos ofícios. Aos poucos, cresceu o número de adeptos e uma Abadia (convento dirigido por um Abade) foi construída. A partir disso, a fama da Nossa Senhora da Abadia e de seus milagres espalhou-se por todo o território português.

No século XVIII, uma réplica da imagem chegou ao Brasil, pela mão dos portugueses, no povoado de Moquém, Província de Goiás. Em 1881, a mesma devoção foi trazida a Uberaba pelo Capitão Eduardo José de Alvarenga Formiga e pelo Major Ananias Ferreira Andrade. No mesmo ano, a Câmara Municipal de Uberaba doou o terreno onde edificaram uma Capela em homenagem à Santa. Em 1921, a capela foi ampliada e transformada em paróquia.

Década de 1920


Cópia do projeto de acréscimo - 1941

Em 1987, tornou-se Santuário da Abadia. Popularmente, Nossa Senhora da Abadia, sempre foi conclamada a padroeira da cidade, porém o padroado só foi oficializado em 2007, por meio de declaração do Arcebispo, Aloísio Roque.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969