UBERABA E O PODER EXECUTIVO - 1837 AOS DIAS ATUAIS


      Nasceu em 31 de dezembro de 1923, em Uberaba, e, ainda criança, mudou-se para Niteroi (RJ). Posteriormente, formou-se em medicina, no Rio de Janeiro. Em Fins da década de 1940, voltou a Uberaba e montou um laboratório de análises clínicas.
Foi um dos fundadores da Sociedade Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, em 1954, instituição da qual também foi professor em diversas disciplinas. Junto a Mário Palmério, ajudou a fundar a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, onde também lecionou até 1974. Dirigiu o Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (SAMDU), órgão federal de atendimento médico, e presidiu o Nacional Futebol Clube, em meados da década de 1950.
            Politicamente, foi uma grande liderança do PTB em nossa cidade e disputou o cargo de prefeito, em 1954. Não foi eleito, mas quatro anos depois, assumiu a prefeitura com 7.970 votos. Tomou posse em 01 de fevereiro de 1959 e atuou até o final de janeiro de 1963. Ainda durante a segunda metade da década de 1960, presidiu o diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar vigente, na época.
            Foi uma referência na medicina, na política e no convívio com os amigos, falecendo em 01 de agosto de 1990.
Durante sua gestão:
- realizou uma reforma geral no mercado municipal;
- definiu e aprovou o trajeto da rodovia Uberaba-Uberlândia, cuja construção estava a cargo do DNER;
- asfaltou o trecho Uberaba-Delta (na época, distrito de Uberaba);
- teve início a construção do bairro Parque das Américas e das Escolas Rotary e América;
- foi instalada a primeira usina asfáltica do município;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969