15 de agosto: Dia de Nossa Senhora da Abadia, a santa padroeira de Uberaba (Breve histórico)


NOSSA SENHORA D’ ABADIA

15 DE AGOSTO

Imagem de Nossa Senhora D'Abadia, santa padroeira de Uberaba.
Igreja Nossa Senhora da Abadia. Década de 1920. Fonte: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.


A festa religiosa de Nossa Senhora d’Abadia reflete a devoção popular a essa Santa, que é padroeira de Uberaba e protetora do povo. A religiosidade do uberabense também se encontra expressa nessa manifestação fervorosa.

A devoção a Nossa Senhora d’Abadia teve origem nas imediações da cidade de Braga, Portugal, e remonta ao Século XII. No Brasil o culto aos santos é uma tradição trazida de Portugal.Com a expansão colonial portuguesa no século XVI foi difundido nas regiões colonizadas.

No Brasil, o culto à Santa iniciou na Bahia e chegou a Uberaba tendo passado por Muquém (Goiás) e Água Suja (Triângulo Mineiro).  



A devoção popular a Nossa Senhora daAbadia iniciou em Uberaba com a construção de uma capela, no Alto da Misericórdia (atual Alto da Abadia), em 1881. Por intermédio do Capitão Eduardo José de Alvarenga Formiga e com o aval da Câmara Municipal, em 11 de agosto de 1881, foi concedida a licença para erigir a capela no Alto da Misericórdia.


    
Igreja Nossa Senhora da Abadia. Década de 1920. Fonte: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba


Igreja Nossa Senhora da Abadia na década de 1950. Fonte: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.


A primeira missa foi celebrada em 15 de agosto do mesmo ano pelo Cônego Santos, diante de um cruzeiro, levantado no local onde, futuramente, seria construída a capela. Um ano após, em 15 de agosto de 1882, a imagem da Santa foi benta e realizou-se a primeira festa em homenagem a Nossa Senhora da Abadia.

A capela foi entregue, em 1899, aos padres Agostinianos Recoletos que permaneceram no Santuário até 1915. No dia 16 de julho de 1921, por meio de um decreto de Dom Eduardo Duarte e Silva, foi criada a paróquia de Nossa Senhora da Abadia, desmembrada da primeira paróquia de Santo Antônio e São Sebastião. Desejoso de entregar o Alto da Abadia a um Instituto Religioso, o Sr Bispo Dom Frei Luiz Maria Santana convidou os Padres Estigmatinos a aceitarem a missão. Hoje o Majestoso Santuário é administrado pelos Missionários Estigmatinos.

Nossa Senhora d’Abadia é venerada por milhares de fiéis, durante todo ano, especialmente na primeira quinzena de agosto.
No ano de 2007, ano do centenário da Arquidiocese de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann, Arcebispo Metropolitano, houve por bem decretar Nossa Senhora d’Abadia como padroeira principal da cidade de Uberaba.

Também o Município de Uberaba, por suas autoridades competentes, através da Lei nº 10.196 de 14/08/2007, instituiu Nossa Senhora d’Abadia como a Padroeira da cidade de Uberaba. 

Igreja da Abadia durante noite da super lua. Imagem: Hermínio Pires, 2014.



Texto: Marta Zednik de Casanova - Superintendente do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969