LEMBRANÇAS DAS MANHÃS DE 07 DE SETEMBRO
UBERABA

O sol mal se despontava no horizonte e as algazarras dos pássaros eram silenciadas pelos primeiros sons que podíamos escutar longe de algumas fanfarras e alguns foguetes pipocando no ar. Nesse dia nunca perdíamos a hora, pulávamos rápido da cama, colocávamos a melhor roupa, os sapatos surrados, mas bem engraxadinho que o papai tinha lustrado no dia anterior e estávamos prontos para ver os desfiles. Tínhamos que chegar cedo para pegar um lugar privilegiado, pois parecia que a cidade inteira se deslocava para ver o desfile.
Algumas escolas e personagens marcantes ficaram gravados em nossas memórias nas manhãs dos 07 de Setembro em Uberaba. Gostaria de citar algumas instituições educacionais e em nome dessas homenagear todas as outras escolas, seus dirigentes, professores e alunos. Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Santa Maria, Escola Municipal Nossa Senhora da Abadia, Colégio Diocesano, Colégio Nossa Senhora das Graças, Colégio Nossa Senhora das Dores, Colégio Cristo Rei, Colégio São Benedito e tantos outras.

Quem não se lembra da beleza, era difícil apontar qual das escolas estava mais bela, tamanha era a organização e galhardia com que desfilavam pelas ruas, avenidas, clubes e estádios da cidade. Todas as alas bem perfiladas, o compasso da marcha sempre certinho e marcado no tempo exato da batida do bumbo. A harmonia entre os instrumentos como as caixas de guerra, tarol, surdo, bumbo, piston, cornetas, tubas, ditavam o ritmo e os movimentos das balizas.


Fanfarra do Colégio Cristo Rei – praça Rui Barbosa final da década de 1960


Alunos do Colégio Cristo Rei – praça Rui Barbosa final da década de 1960

Desfile 07 de Setembro – alunas do Colégio Cristo Rei 1970

Alunos do Colégio Diocesano – 07 de Setembro no Estádio Dr. Boulanger Pucci
Década de 1960


Desfile 07 de Setembro no Uberaba Tênis Clube – década de 1940

Desfile 07 de Setembro – Avenida Leopoldino de Oliveira 1985


Desfile 07 de Setembro– Fanfarra do Probem na Avenida Leopoldino de Oliveira final da década de 1990

Quando o desfile caminhava para o seu final ainda tínhamos o luxo de ver as bandas da Policia Militar, Tiro de Guerra e Guarda Municipal, finalizando com chave de ouro mais uma manhã de setembro. Fica a nossa gratidão e o nosso muito obrigado a todos aqueles que nos proporcionaram breves e eternos momentos de felicidades, luz e amor.



Banda da Polícia Militar – avenida Leopoldino de Oliveira 07 de Setembro de 2000

Desfile 07 de Setembro – Soldados do Tiro de Guerra 1987

Desfile 07 de Setembro – Soldados do Tiro de Guerra final da década de 1990


Desfile 07 de Setembro – Soldados da Guarda Municipal final da década de 1990

Perdoe pela falta de memória, com certeza ficará faltando muitos e muitos colaboradores, mas para homenagear todos os diretores das instituições educacionais, professores e alunos, que se doaram para nos proporcionar agradáveis e inesquecíveis manhãs de setembro, ficam nossos cordiais agradecimentos em nome dos Irmãos Maristas Diocesano, Professor José Thomas da Silva Sobrinho, Professor Erwim Puller, Professor Antonio Carlos Marques, Professor Minervino Cesarino.

João Eurípedes de Araújo
Diretor do Departamento de Pesquisa da Superintendência de Arquivo Público

 Fotos: acervo da Superintendência de Arquivo


Comentários

Iara disse…
Joãozinho Araújo nunca perde a mão da história e da poesia!! Ôh menino danadinho!!!! Valeu João de Nação!!! Beijo grande procê!

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969