Superintendência de Arquivo Público orienta as Secretarias Municipais para cumprirem a política de Gestão de Documentos e Informações Municipais - GSDIM

                 Recentemente, as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, em cumprimento ao disposto na Tabela de Temporalidade de Documentos, oficializada pelo Decreto
2669/2007, recolheram à Superintendência de Arquivo Público um verdadeiro tesouro documental que conta um pouco a história da educação e da ação social no Município de Uberaba. Foram recolhidas séries documentais como Plano Municipal de Educação e de Ação Social, relatórios, projetos educativos, dados estatísticos, revistas relativas a assunto da educação, vídeos e fotos, ou seja, uma variedade de tipos documentais que permite aproximar o investigador com a complexidade dos temas educação e ação social que enriqueceram significativamente o acervo da Superintendência. Dentre esses tipos, merecem destaque os registros fotográficos (foto abaixo) dos eventos que registram a presença de autoridades educacionais em Uberaba, como por exemplo, a conferência “Educação: compromisso e ética” proferida pelo renomado educador Paulo Freire em 1995, bem como de diversos eventos realizados pela atual Secretaria do Desenvolvimento Social ao longo de sua existência. O recolhimento deste acervo possibilitará à Superintendência realizar exposição ou até mesmo criar páginas na internet voltadas para pesquisadores e interessados nos documentos, semelhante ao que vem sendo implantado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, (www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/instrucao).  Inclusive há muita similaridade entre as séries documentais do Arquivo do Estado relativas à educação com as recolhidas ao Arquivo Público.
Outros conjuntos documentais de outras áreas já foram recolhidos à Superintendência e novos serão gradativamente encaminhados, após cumprimento dos prazos em cada unidade administrativa, permitindo que esta Instituição possa cumprir à missão de preservação e divulgação do patrimônio documental do Município.

A Superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova e o Diretor Edguimar Antônio Oliveira ressaltam a importância do prosseguimento da gestão de documentos e informações municipais – GSDIM, implantada pela Lei 10082/2006, como forma de assegurar a organização, controle, proteção e preservação do patrimônio documental arquivístico da cidade de Uberaba.

Da esquerda para a direita: Maria Élida, Maria de Lourdes Melo Prais, Vera Maria Rodrigues da Cunha, Paulo Freire, Sandra, esposa de Paulo Freire e Marília Magalhães. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969