A SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUIVO PÚBLICO APRESENTA UM BALANÇO FAVORÁVEL EM 2013

Várias realizações aconteceram na Superintendência como, a conquista de acervos do Jornal Lavoura e Comércio, O Sorriso, Uberaba- Jornal, Coleção Circo-Teatro, livros, revistas, DVD’s, artigos, monografias (teses de mestrado, doutorado e Trabalhos de Conclusão de Curso..
A instituição recebeu visitas importantes, entre elas do Arcebispo de Uberaba D. Paulo Mendes Peixoto para conhecer o acervo e a forma de acondicionamento e preservação dos documentos. Pela primeira vez um Arcebispo visitou a instituição e deu indicativos favoráveis para que os pesquisadores da Superintendência tenham acesso aos ricos acervos da Arquidiocese, assim como das Igrejas da Catedral e da Adoração Perpétua. Dessa forma os pesquisadores da Superintendência passam a ter maiores subsídios para aprimorar a pesquisa histórica.  A visita foi muito importante no sentido de estabelecer uma parceria com a Cúria, em nome da preservação da memória histórica do município, para que as gerações futuras possam conhecer a história da cidade e Região.
Outra visita importante à Superintendência foi da diplomata da Eslovênia Darja Radic, ex-ministra da Economia em 2010 e 2011 e do cientista Matjaz Kunave, responsável pela pesquisa em “Energia Verde” e a produção de um papel específico para a restauração de documentos, muito importante para os trabalhos da Superintendência. A visita também abre um caminho para promover em Uberaba o turismo histórico com a Eslovênia.
      Marcou presença na Superintendência o embaixador da Namíbia Lineekela J. Mboti, que falou sobre os motivos que o trouxeram à Uberaba, dentre outros, conhecer as formas de criação de gado e os Programas do Governo Federal, como o “Bolsa Família” e conhecer a história de Uberaba. A superintendência de Arquivo demonstrou que a instituição é uma das principais detentoras de documentação do município e da história de Uberaba e da região.
A instituição também recebeu os pesquisadores russos Fedor Ratnikov e Anastasia Zhukovskaya, que estão desenvolvendo um projeto cultural na área fotográfica. Nessa ocasião, estiveram em Uberaba para pesquisar imagens relativas às manifestações culturais, históricas e religiosas de Uberaba e região e também outras regiões do Brasil. Publicam suas experiências em um Blog e pretendem publicar na Russia um livro de fotografias e uma revista referente às histórias vividas em suas viagens, entre elas, a de Uberaba.
 A Superintendência de Arquivo Público em parceria com o Instituto Agronelli lançaram em novembro o livro “Meu Bairro tem história, Eu tenho Futuro”. Essa edição conta com histórias dos alunos de algumas escolas estaduais e municipais. O livro faz parte do projeto “Cultivando Cidadania: Cultura e História do Meu Bairro”.  Esse projeto é importante, pois reconstrói a história dos bairros, fazendo com que os alunos se identifiquem e se insiram no espaço. Ele amplia a cidadania, que é de extrema importância.

 Em agosto de 2013 a instituição recebeu a visita do Secretário da Cultura de Delta - Marcelo Lúcio Costa e da Coordenadora da Biblioteca- Elizabete Rosa Cruz Santos para que a Superintendência preste um apoio e orientações técnicas para a montagem e estruturação do Arquivo Público daquela cidade, em consonância com as normas nacionais de arquivo (CONARQ). O Secretário Marcelo julgou proveitosa a visita pelas informações esclarecedoras que obteve para iniciar a organização do Arquivo e na oportunidade solicitou a parceria da Superintendência de Arquivo Público de Uberaba para cooperar com esse trabalho em Delta.

A Superintendência de Arquivo Público orientou as Secretarias Municipais de Uberaba para cumprirem a política de Gestão de Documentos e Informações Municipais – GSDIM. Ressalta a importância do prosseguimento da gestão de documentos e informações municipais – GSDIM, implantada pela Lei 10082/2006, como forma de assegurar a organização, controle, proteção e preservação do patrimônio documental arquivístico da cidade de Uberaba.
     Algumas ações educativas foram desenvolvidas com o projeto “Ações Educativas: Diálogos Entre a História, a Educação e a Cultura”, que tem como objetivos valorizar a história do município e fortalecer o sentimento de identidade nas crianças, adolescentes e jovens. O Projeto desenvolve ações que estimulam nos estudantes, a curiosidade, o diálogo, à valorização e  o reconhecimento da importância da história de Uberaba, da preservação e das referências históricas, incentivando o protagonismo dos estudantes. Assim, desenvolve também conteúdos de Educação Patrimonial como: memória, bem cultural, patrimônio. O Projeto Ações Educativas oferta à comunidade escolar “Encontros de Formação para os Docentes”, com visitas temáticas monitoradas para os estudantes abordando e discutindo conteúdos como: “A Escravidão em Uberaba” e “Uberaba na Segunda Grande Guerra Mundial”, além de outros temas significativos.
A Superintendência de Arquivo mantém parceria com a UFTM, com o apoio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – onde a Universidade Federal do Triângulo Mineiro desenvolve o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, com o objetivo de aperfeiçoar e valorizar a formação de professores da Educação Básica. 
A Superintendência promoveu o Primeiro Encontro de Arquivos Públicos Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, fato inédito na instituição, que reuniu aproximadamente cem pessoas para discutirem as políticas de arquivos públicos municipais com a participação de técnicos, historiadores, advogados e arquivistas de renome no país.
A instituição participou de todos os eventos de Ação para o Bem e Integração nos Bairros ocorridos em 2013 e finalizou o ano de 2013 com um saldo positivo de atendimentos ao público e a conclusão de dois livros intitulados Anais da Câmara Municipal de Uberaba–1856 a 1900 e EPAMIG na Vanguarda da Pesquisa. Além disso, foram publicados artigos em jornais da cidade referentes aos 13 de maio, A festa da Abadia e o Aniversário de Uberaba.
A Superintendência estabeleceu um projeto em parceria com o Arquivo Público Mineiro, a SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) para a implantação da Hemeroteca Digital, que contemplará também os laboratórios de Restauro e de Digitalização. A Superintendência pretende digitalizar primeiramente o Jornal Lavoura e Comércio.
Em novembro de 2013, a Superintendência de Arquivo Público foi agraciada com o Certificado de primeiro lugar da Prefeitura de Uberaba no Concurso de “Melhor Espaço em Vivência em Valores Humanos”.

Marta Zednik de Casanova
Superintendente de Arquivo Público
                                                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969