Institucional


A SUPERINTENDÊNCIA DO ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA




A instituição arquivística é um local muito importante, que tem por finalidade recolher, custodiar, preservar, divulgar o patrimônio documental e garantir o pleno acesso à informação, suporte para a tomada de decisões governamentais e garantia de direitos individuais e coletivos para o exercício pleno da cidadania.

O Arquivo Administrativo e o Arquivo Histórico interagem na gestão documental e constituem, no interior de Minas Gerais, um fato pioneiro e inédito, confirmando um grande avanço e relevância da prática arquivística.

Preserva e divulga a memória histórica de Uberaba e Região. Disponibiliza o seu acervo para fomentar a pesquisa, as manifestações culturais e as ações educativas. Preserva o suporte social da memória coletiva e assegura o acesso ao documento e à informação como direito básico da cidadania. 

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, com a finalidade de promover a gestão e preservação do patrimônio documental, tem papel relevante nesse processo, transmitindo informações, que servem ao administrador, ao cidadão e ao historiador em prol da divulgação científica, cultural e social, bem como a garantia de direitos individuais e coletivos e o exercício pleno da cidadania.

ORGANOGRAMA:


Adota as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e encontra-se inscrita no “Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos - CODEARQ”, sob o código BR MGAPU. Acompanhar as ações do CONARQ significa que a Superintendência segue as diretrizes nacionais, que a coloca em posição privilegiada, já que segue as discussões relacionadas a temas relevantes da arquivística nacional e internacional.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969