Pesquisa inédita sobre os "Pioneiros da história da música em Uberaba"

Olga Maria Frange de Oliveira realiza pesquisa na Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.

Olga Maria Frange de Oliveira vem se dedicando a uma ampla pesquisa no acervo da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba sobre Os Pioneiros da História da Música em Uberaba, para posterior publicação. A pesquisa aborda desde o início do século XIX, em 1815, com a criação da Banda dos Bernardes, fundada por Silvério Bernardes Ferreira no Arraial da Capelinha e depois transferida para Uberaba, e se estende até a década de 1980, no século XX, com a morte dos últimos pioneiros.

A pesquisadora Olga é graduada em piano pelo Instituto Musical Uberabense; graduada como instrumentista pela Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia; pós-graduada em Cultura e Arte Barroca, pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG); bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube).

Professora de piano, percepção musical, história da música e canto coral. Lecionou no Instituto Musical Uberabense, no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi em Uberaba e no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli, em Uberlândia.

É regente do Coral Artístico Uberabense desde 1994. Foi regente dos seguintes corais: Coral da Fosfertil, Coral da Receita Estadual, Madrigal Reviver, Coral Cheiro de Relva.
Ocupou os seguintes cargos na Fundação Cultural de Uberaba: conselheira da área de música, assessora técnica das áreas de música e dança; diretora cultural e diretora geral.

Como pesquisadora da área musical, apresentou-se em Uberaba, como conferencista, a convite das Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Tomás de Aquino (Fista), da Uniube e do Conservatório Estadual de Música de Uberaba; assim como em Ouro Preto (MG), pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e em Belo Horizonte (primeiro encontro de Conservatórios).

Proferiu palestra na Sorbonne, em Paris; e em Lisboa, a convite do governo de Portugal, nas comemorações dos quinhentos anos da descoberta do Brasil.


Tem trabalho publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal, sobre "A Modinha e o Lundu no Período Colonial".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969