DOCUMENTO EM DESTAQUE: Deserção de soldados para a Guerra do Paraguai em 1865



Dr. Henriques Raimundo des Genettes foi agente executivo de Uberaba, no período de 1865 a 1869. Durante este período ocorreu o episódio da Guerra do Paraguai, onde Raimundo prestou serviço como médico no 32º Batalhão de Guardas Nacionais de Uberaba. Em apoio promoveu o alistamento de voluntários da Pátria para se incorporarem à Guarda Nacional, tendo em vista a organização do sistema de defesa militar diante da invasão do Paraguai no território do Mato Grosso (atual Estado do Mato Grosso do Sul), pelas tropas do Paraguai, em 12 de fevereiro de 1865.

Entretanto, a apresentação sem fardas e sem espadas dos recrutas mineiros, aquartelados em Uberaba, provocou embaraços aos vereadores e algumas deserções na força expedicionária.

 Outro fato que provocou baixas na tropa foi a varíola. Consta que quase um terço da população uberabense foi vítima da varíola nessa época. Cerca de 600 pessoas, entre soldados e civis, morreram nos três meses de sua duração. Na época era comum a construção de hospitais fora da zona urbana para evitar a contaminação da população por doenças infectocontagiosas. Na tentativa de coibir epidemias a Câmara construiu um “Lazareto” e transferiu os doentes para esse local.  Com a epidemia a população rural deixou de vir à cidade, ocasionando prejuízos para o comércio.

Des Genettes criou o fundo de assistência para garantir o socorro aos soldados feridos em combate.

 Apesar do recrutamento de voluntários, houve muitas deserções, causando indignação no Dr. Henriques Raimundo des Genettes, que se tornara amigo do Visconde de Taunay (engenheiro que registrou a guerra em um diário), conforme relata José Mendonça:

O cirurgião da Guarda Nacional aquartelada (Dr. des Genettes) andava furioso e debalde gastava eloquência, tentando comprimir e atalhar os contínuos acessos de terror de sua brava gente. Nada conseguiu e, no fim de pouco tempo, tudo quanto enchera o quartel se havia evaporado, levando, por cima, o fardamento distribuído, utensílios de campanha, cantinas, cinturões e o armamento! A debandada fora completa, diremos até conscienciosa.

MENDONÇA, p. 96


O documento abaixo se refere a um processo do cartório criminal do Judiciário, de 13/12/1865, onde o coronel comandante militar enviou ofício ao delegado de polícia Balbino de Morais Pinheiro, sobre possível influência do réu Fidélis José da Silva sobre soldados para desertarem.

Processo de deserção com parecer jurídico sobre o caso do réu Fidélis José da Silva. Acervo:  Superintendência do Arquivo Público de Uberaba.

Visite o Arquivo Público de Uberaba e consulte o processo e outros que lhe ajudarão a entender a história de Uberaba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969