SUPERINTENDÊNCIA DO ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA PUBLICA “CAMPEONATO DENTE DE LEITE - UBERABA 1970 A 1980”



A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba cumpre mais uma das suas funções, que consiste em disponibilizar a história do município em diversos segmentos e presenteia a comunidade uberabense com a publicação e-book Série Esportes - Número 01 - Campeonato Dente de Leite - Uberaba - 1970 a 1980. Constitui o primeiro número da série, enfatizando os aspectos dos torneios e as equipes que mais se destacaram nas competições e sua oficialização pela Liga Uberabense de Futebol. Mas não foram esquecidos os demais clubes que disputaram os torneios e campeonatos.

As informações contidas na publicação basearam-se em fontes que compõem o acervo da Hemeroteca da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, que constituem as coleções dos jornais Lavoura e Comércio, Gazeta de Uberaba, O Triângulo, Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, e outros. Também foram realizadas entrevistas com os jogadores do futebol amador para enriquecer a pesquisa.

 Muitos dos meninos que disputaram os torneios do Campeonato Dente de Leite tornaram-se craques uberabenses e passaram pelas ca­tegorias de base.  A maioria desses garotos hoje são pais de família, avôs, que ao lerem essa publicação terão a oportunidade de relembrar os eternos momentos das manhãs nos campos de futebol uberabense. Um fato extraordinário que terão a oportunidade de desfrutar é o “Primeiro Torneio Dente de Leite”, televisionado e patrocinado pela TV–Uberaba Canal 5 e Liga Uberabense de Futebol, evento que aconteceu em dezembro de 1974, ou seja, há 45 anos.

Desejamos a todos boa viagem nesse túnel do tempo do Campeonato Dente de Leite!


Marta Zednik de Casanova
Superintendente do Arquivo Público de Uberaba






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969