Documento em destaque: Processo criminal sobre o assassinato de Carlos Palmieri em 1880

No acervo da Superintendência do Arquivo Público - Hidelbrando de Araújo Pontes, encontra-se um vasto processo criminal sobre o homicídio do italiano Carlos Palmieri, ocorrido em Uberaba no final do século XIX.

O intrigante e bárbaro crime no qual a vítima foi degolada por uma faca foi narrado no processo por intensas investigações e depoimentos. O delito decorreu na madrugada de 9 de Julho de 1880, num cômodo do Hotel Estrela de propriedade de Luis Italiano. A acusação do assassinato recaía na figura do réu Fernando de Mauro. 

Em depoimento de uma das testemunhas, o também italiano Nicolau Bruno, intitulado no processo como Nicolau Italiano, relata que a esposa de Carlos Palmieri era amante do Fernando de Mauro, que por sua vez mantinha caso também com uma escrava identificada com o nome de Eugênia.

Em documentos anexados ao processo encontram-se uma planta baixa do entorno do Largo da Matriz de Uberaba de autoria do promotor público Antônio Borges Sampaio, identificando algumas residências, estabelecimentos comerciais e seus respectivos proprietários e uma planta do Hotel Estrela, também de autoria do promotor buscava identificar a cena do crime.

O acusado foi condenado pela pena de "Galés Perpétua", uma sanção criminal advinda do Código Criminal brasileiro de 1830, cujo condenado era obrigado segundo o Artigo 44 ao trabalho forçado, com calcetas nos pés e correntes de ferro. A pena deveria ser cumprida em trabalhos públicos na província onde em que ocorresse o delito, estando desta forma, o criminoso a disposição do governo.

No entanto, houve reviravoltas no decorrer do processo, no qual o réu foi absolvido, sendo posteriormente reaberto o caso à busca de condená-lo novamente.

Para saber mais sobre o que ocorreu, você deverá consultar as várias folhas deste crime que movimentou a Comarca de Uberaba na fatídica madrugada do dia 9 de junho de 1880.

Planta baixa anexada ao processo criminal apresentando parte da cidade Uberaba na região do entorno do Largo da Matriz, atual Praça Rui Barbosa. Autor: Promotor público Antônio Borges Sampaio.
Legenda identificando os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais no entorno do Largo da Matriz, região que situava o Hotel Estrela, palco do crime desferido contra a vida de Carlos Palmieri na madrugada de 9 de junho de 1880. Autor: Promotor público Antônio Borges Sampaio.
Planta baixa de alguns compartimentos do Hotel Estrela identificando a ocorrência do crime. Autor: Promotor público Antônio Borges Sampaio.

Dados do Processo:

Nº: 135
Fundo: Cartório Criminal
Série: Homicídio 
Subsérie: Degolamento
Data: 09 de junho de 1880
Local: Uberaba - MG
Caixa: 037

Texto: Thiago Riccioppo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969