Tese de doutorado defendida na Universidade de Bolonha na Itália, utilizou fontes documentais da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba - Hildebrando de Araújo Pontes


História da construção de um objeto de moda entre os séculos XIX e XX nas fronteiras de Minas Gerais: aspectos culturais e materiais 

Por  Maristela Abadia Fernandes Novaes, (2018)

Tese de Doutorado em Investigação em História da Civilização (Universidade de História de Bolonha - Itália)




Esta pesquisa investiga a construção de um Spencer estilo Belle Époque, aqui considerado um documento histórico. Esta peça compunha um vestido de noiva que foi usado em 12 de outubro de 1912, dia do matrimonio de uma jovem de quinze anos, em Villa Platina, hoje Ituiutaba, confins de Minas Gerais, região do sudeste do Brasil.

A pesquisa parte da cultura material para ser desenvolvida no campo da História apoiando-se na abordagem que está entre a micro história e a Global History. A primeira, por se tratar mais da história de uma roupa que na história das roupas; a segunda por inserir o objeto nas relações econômicas, políticas e sociocultural global. Essas abordagens nos permitem uma dimensão palpável da civilização material, como a de Fernand Braudel. Por último, se apoia na abordagem de Marcel Mauss que insere o corpo na cultura material e propõe uma análise do artefato na sua relação com o corpo.




A pesquisa considera os aspectos sócios culturais da sociedade platinense: uma sociedade rural, tradicional no início do período republicano, nominado no Brasil de República Velha. O período em estudo se aproxima daquele nominado Belle Époque e coincidente com o movimento artístico Art Nouveau, na Itália denominado Liberty, termo adotado como referência ao objeto.
 



A pesquisa investiga as relações entre essa sociedade e seu sistema de vestuário e sua ligação com a moda ocidental, considerando a história do objeto. Tem como proposta responder às questões: qual o contexto em que este objeto foi concebido e construído, quem o possuiu e como foi construído? 

Essa tese se estrutura em cinco eixos: 

1.­ A história pessoal da pessoa que possuiu o objeto, 2.O ambiente produtivo, 3. O ambiente formativo dos profissionais do vestuário (costureiras, alfaiates, etc.), 4. O papel da imprensa de moda e da comunicação e 5. A construção do artefato e sua relação com o corpo.

O spencer Liberty é a fonte material na qual essa pesquisa se baseia. Sobre ela foram desenvolvidas tanto a análise material como uma pontual reconstrução filológica do objeto. Além dessa, outras cinco fontes igualmente originais e inéditas foram determinantes para o trabalho que objetivou a reconstrução do contexto de referência: os Livros do Recenseamento Municipal de Villa Platina, no ano de 1904, os Livros Contábeis da empresa Villela Martins & Cia – 1913, o Livro do Lançamento do Imposto Territorial do Estado de Minas Gerais - Munic. de Ituiutaba Nº 2: 1902-1915 e as Atas de reuniões ordinárias e extraordinárias de 25.12.1901 a 17.06.1910 de Villa Platina.

Estas cinco fontes nos permitiram compreender a estrutura sócio, política e cultural do vilarejo em que Inhazinha, a noiva, usou o spencer. Além desses documentos a pesquisa se embasa em diversas fontes primárias e secundárias: bibliográficas, iconográficas, recenseamentos, livros contábeis, periódicos e revistas de moda, periódicos políticos e econômicos, arquivos, testemunhas orais, documentos escritos, objetos manufaturados do período, manuais técnicos de modelagem e costura, matéria prima, etc. O objetivo é compreender os problemas de matéria-prima, de comercialização, dos procedimentos de manufatura, dos custos, das modas e das hierarquias sociais que este artefato nos apresenta nas técnicas de costura e modelagem e sua relação com o corpo que o vestiu.

Palavras-chave: Cultura material, História da Moda, Manufatura de roupas, Belle Époque, Liberty, Brasil.

Para acessar a tese, clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969