SUPERINTENDÊNCIA DO ARQUIVO PÚBLICO LANÇA E-BOOK UBERABA NA 2ª GUERRA MUNDIAL

          No dia 17 de setembro de 1939 a Alemanha realizou a invasão no território polonês, o que provocou uma reação dos países aliados, marcando o início da 2ª Guerra Mundial.

Capa do boletim série Documentos e História - 1995

        A Alemanha exigiu que a Polônia devolvesse a zona denominada “corredor polonês” e o porto de Danzig. Estes haviam sido perdidos durante a Primeira Guerra Mundial. Como os poloneses se negavam a fazê-lo, Hitler marchou sobre o país. Dois dias depois, em 3 de setembro, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. Consequentemente formaram dois grupos antagônicos: o Eixo formado pela Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, formados pela França, Inglaterra e EUA. Essa guerra teve repercussão mundial, pois – direta ou indiretamente – todos os países do mundo foram afetados.
Em 1942, o governo brasileiro aliou-se aos países Aliados. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Expedicionária Brasileira (FEB), juntamente com os Estados Unidos, deslocaram-se para o território da guerra, especificamente para Nápoles e Monte Castelo, com o objetivo de combater as forças nazistas que se deslocavam para o interior da Itália. O Brasil ficou incumbido, através do Exército e a Aeronáutica, de expulsar o exército nazista da cidade italiana de Monte Castelo, permitindo a investida dos Aliados no vale do Pó e na cidade de Bologna.
        Uberaba também participou da guerra enviando 20 pracinhas que desembarcaram nas operações de guerra na Itália.
          A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba  preocupada em divulgar a história dos pracinhas uberabenses na guerra, edita o e-book Uberaba na 2ª Guerra Mundial, em setembro de 2019, baseado no livro impresso com depoimentos, publicado em 1995, pela instituição arquivística. A publicação digital pode ser acessada no site da Prefeitura e no blog do Arquivo Público.
        Em setembro de 2019 completou 80 anos que a 2ª Guerra Mundial foi deflagrada, um conflito que durou seis anos e só terminou em 8 de maio de 1945, motivado pela imposição do Tratado de Versalhes aos países que perderam a 1ª Guerra Mundial, disputa de territórios e matéria-prima, nacionalismo exacerbado e o crescimento do nazismo e fascismo. Calcula-se que a guerra tenha deixado 50 milhões de mortos.

É um repensar para que a humanidade 
reflita e evite as guerras

 Marta Zednik de Casanova
Superintendente do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969