PARA ENTENDER O "DOIS DE MARÇO"

Ainda é difícil encontrar quem concorde com a mudança do aniversário de Uberaba, de 2 de maio para 2 de março. Já se foram 25 anos e ainda muita gente não engole a mudança.

         Acontece que, 2 de maio de 1856 é a data em que recebemos o título honorífico de cidade, ou seja, atingimos a maioridade. Daí comemorarmos o primeiro centenário de elevação à cidade, em 1956.
         No caso do ser humano, por exemplo, corresponde a uma pessoa fazer 18 anos. Ora, 18 anos nunca foi data de nascimento de ninguém e nem de coisa alguma - e não podem ser subtraídos da existência de ninguém. Um rapaz, desta idade, está na sua potência máxima e apto para o mercado de trabalho. Uma moça está pronta para se casar e ter uma porção de filhos – para usarmos imagens convencionais, como convém ao assunto histórico.
Pois bem.
         Para chegarmos mais próximos ao nascimento de Uberaba, a data mais antiga que temos é 2 de março de 1820. Éramos ainda um povo um povoado, e atendendo à solicitação de cônego Hermógenes, vigário de Desemboque, o rei D. João VI emitiu decreto de criação da Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião de Uberaba. Naquela época, a Igreja era vinculada ao Estado e, com isso, e emitindo nossa certidão de bastismo, embutia ali, nosso registro de nascimento. O mesmo certificado que hoje tiramos no Cartório de registro civil, sito à rua Segismundo Mendes. De posse dele, podíamos circular à vontade pela tal freguesia, inclusive às altas horas, sem ser molestados pela guarda noturna, se é que existia.
         Poucas cidades brasileiras fazem a revisão de data como fez Uberaba.
    Preferem comemorar a maioridade e não o nascimento. Araxá, por exemplo, que é mais velha que nós festejou 154 anos de emancipação política em dezembro de 2019.
         Pior é que a data de fundação de Uberaba é anterior a 1820. Portanto, somos mais velhos que pensávamos. Mas como não detemos aquela data, exata, ficamos por aqui mesmo, 200 anos de vida ativa. Já é bastante.

E parabéns para todos nós, com 200 anos e dois dias de idade. Em 2 de maio celebraremos 164 anos de elevação a cidade.

Jorge Alberto Nabut

Historiador e Superintendente do Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969