Professora Sandra Mara Dantas realiza pesquisas no Arquivo


A professora do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sandra Mara Dantas, doutora em História Social, volta ao Arquivo Público para analisar a documentação do acervo e ampliar a produção historiográfica sobre Uberaba e o Triângulo Mineiro. Ela já editou livros sobre Uberaba, duas coletâneas específicas do bairro Estados Unidos e um livro sobre o bairro Adadia, baseados no acervo da instituição.
A professora Sandra busca compreender as diversas versões que há sobre o Triângulo Mineiro. Uma delas é do historiador e folclorista Edelweiss Teixeira, autor do livro O Triângulo Mineiro nos Oitocentos (Séculos XVIII e XIX), disponível para pesquisa.
No acerco do Edelweiss Teixeira ela encontrou diversos manuscritos, livros, pesquisas encaminhadas ao Arquivo Publico Mineiro, correspondências expedidas e recebidas e documentos do Instituto Folclórico do Brasil Central, acondicionados em 89 caixas do Departamento Privado da instituição. Ela identificou, nessa documentação, poemas e crônicas de Juscelino Kubistchek e a dissertação de mestrado de Eliana Marquez Mendonça.
O Arquivo Público disponibiliza sua documentação histórica para estudantes, comunidade e pesquisadores como a professora Sandra Mara. O acervo inclui documentos anteriores ao surgimento de Uberaba, como é o caso da carta de sesmaria original datada de 1877.

Sandra Mara consultado as fontes históricas
Documentação de Eldeweiss Teixeira sob a ótica da pesquisadora

Documentos de Eldeweiss Teixeira do acervo do Arquivo Público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969