Águas Brilhantes - 5



Movimento 1 – No Brasil
 Segundo alguns historiadores, a primeira organização denominada socialista no Brasil  surgiu em Santos- SP, no ano de 1889.  Intitulava-se “Circulo Socialista de Santos” e foi fundada por Silvério Fontes, Sóter de Araujo e Carlos Escobar.
Movimento 2 – Em Uberaba 
Inspirados pelos movimentos nacionais e internacionais, um grupo de uberabenses criou em 31 de agosto de 1897, o “Centro Socialista de Uberaba”. Compunham a primeira diretoria: Presidente, Alexandre Barbosa; vice-presidente, Ricardo Bottaro; secretário, Justiniano Ambrosio dos Santos; orador, Jose Luiz Alvarez da Silva; tesoureiro, Symaco Guedes. Foi criado também um conselho de seis membros, composto por Hyppolito Fernandes, Belmiro dos Santos Castro, Luigi Vital, Constantino Turati, Joaquim Abbadia Fontoura e Antonio Caviola.
Para rebater uma afirmação feita pelo jornal O Socialista (não sei se era de Uberaba ou...), em que a entidade é caracterizada como revolucionária, sua direção fez publicar matéria no Jornal Gazeta de Uberaba em 14 de julho de 1898. Nela são expostos os ideais e objetivos do Centro Socialista de Uberaba.
Leiamos alguns trechos: 
- “O Centro Socialista de Uberaba é uma organização para a propaganda dos mais nobres e elevados ideiaes modernos. Não tem orientação revolucionaria; quer e ha de contribuir para que seja uma realidade a liberdade de pensamento, de reunião e de associação garantida pelas leis(...)”
- “Nunca sahirá dos limites legaes e acreditando que a propaganda só é proveitosa quando inspirada em verdadeiro amor á humanidade (...) prega o supremo ideal da paz e da solidariedade humana e não a revolução.”
Infelizmente, depois dessa matéria, não encontrei mais nenhuma citação sobre o Centro Socialista, nos jornais do século XIX, a que tive acesso. 
O assunto é muito interessante. Quem puder, aprofunde pesquisa. 
                                                                                                                       Texto: Miguel Jacob Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969