IMPORTÂNCIA DE BORGES SAMPAIO NA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UBERABA EM 1856

Entre tantas outras funções ocupadas por Antonio Borges Sampaio destacaram-se os cargos de farmacêutico, memorialista, vereador em Uberaba entre os anos de 1853 a 1879 e, em seguida, promotor público municipal. 
Nos mês de setembro de 1855, enquanto vereador, realizou voluntariamente o censo de Uberaba, então Vila, disponibilizando-o à Câmara Municipal. Esse trabalho serviu para fundamentar o pedido dos vereadores ao Governo para que a Vila de Uberaba fosse elevada à categoria de cidade, o que efetivamente ocorreu no dia 2 de maio de 1856. (SAMPAIO, pg. 53).
Em 1857 Sampaio foi encarregado pela Câmara Municipal de organizar o projeto intitulado: Nomenclatura das ruas, praças, travessas, becos, colinas, templos e edifícios públicos. 
Nesse trabalho, Sampaio pormenorizou aspectos urbanísticos de Uberaba, ao mesmo tempo em que garantiu a preservação da memória de inúmeras personalidades que tiveram os seus nomes perpetuados nas placas das ruas da cidade. Esse projeto foi concluído em 1880 e aprovado pela Câmara em 20 de outubro de 1880. (SAMPAIO, pg. 26).
         O jornal Correio Uberabense, na edição de 24 de outubro de 1880 publicou a seguinte nota elogiosa à atuação de Sampaio:

TRABALHO NOTÁVEL: Na sessão da Câmara do dia 19 foi lido um importante e minucioso trabalho do nosso respeitável amigo, Tenente-Coronel Antonio Borges Sampaio, sobre a fundação e desenvolvimento deste lugar e sobre as denominações que devem dar-se às ruas. A Câmara aceitou as indicações de S.S’ e lavrou na ata um voto de louvor e agradecimento a tão inteligente quão dedicado auxiliar. O trabalho do Tenente-Coronel Sampaio revela muita paciência, muitos conhecimentos da história e topografia de Uberaba e muita observação. (SAMPAIO. pg. 84)

Pelos estudos apresentados por Borges Sampaio, Uberaba foi elevado à condição de Distrito por ato do Governo Geral em 13 de fevereiro de 1811. O decreto real elevou esse distrito à categoria de Freguesia, no dia 2 de março de 1820. A Lei Mineira nº 28, de 22 de fevereiro de 1836, conferiu-lhe as prerrogativas de Vila. Pela Lei Provincial 759, de 2 de maio de 1856, foram-lhe conferidos os foros de Cidade.
Portanto, Uberaba completa no dia 2 de maio de 2020, 164 anos de sua emancipação política. Em 1956, a data foi comemorada pela primeira vez, tendo em vista a passagem do centenário da elevação à condição de cidade. 
No ano de 1995, durante a gestão do prefeito municipal Luiz Guaritá Neto, convencionou-se celebrar em 2 de março o dia da cidade, como acontece até hoje, em razão da elevação do arraial à condição de Freguesia. 

Fontes consultadas:

SAMPAIO, Borges; Uberaba, História, Fatos e Homens. Volume I; Número I. 1971. 

Luiz Henrique Cellurale
Arquivo Público de Uberaba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969