Páscoa em Uberaba

Todo ano o Carnaval cai em dias diferentes, assim como a Semana Santa, Corpus Christi e outras festividades dos calendários religioso ou popular. A Páscoa é a festa central das igrejas, tanto judaica, quanto cristã, de onde parte o cronograma das comemorações anteriores.
“Páscoa” tem origem etimológica na palavra hebraica pasach, que significa passagem, em uma referência ao episódio bíblico e histórico da libertação dos hebreus da escravidão no Egito, quando a opressão em que viviam deu lugar à libertação da condição de escravos.
Com o surgimento do cristianismo, os cristãos se apropriaram da festa judaica para realizar a celebração da ressurreição de Cristo e a representaram como passagem da morte para a vida eterna. É sempre comemorada pelos judeus na primeira lua cheia do mês de Nissan (nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso – sétimo mês do calendário civil). Para nós, que vivemos no hemisfério sul, o domingo de Páscoa é, portanto, aquele que se segue a primeira lua cheia do outono. Depois disso, se define o domingo de Carnaval, que é sempre o sétimo domingo antes da Páscoa cristã.  

Primeira lua cheia do outono em Uberaba, na Semana Santa de 2020
Data: 06/04/2020. Foto: Luiz Cellurale
Em Uberaba, desde a elevação à Freguesia, há 200 anos, comemora-se o ritual da Páscoa. Como em todas as cidades do mundo, aqui também há diversidade e sincretismo religioso, com predominância para o cristianismo. No entanto, notícias de jornais dão conta da importância dessas comemorações, tendo em vista a participação da população no drama religioso da paixão de Cristo.
Até hoje, todos os dias da semana que antecedem a Páscoa são celebrados solenemente, com participação popular em procissões e em práticas rituais em vias públicas. Por isso, esse período ficou conhecido como Semana Santa e começa no domingo de ramos e termina na sexta-feira da paixão. 
Procissão realizada no começo do século XX, cuja trajetória percorreu a rua Arthur Machado, desde a estação da Mogiana até a Praça Rui Barbosa 
No sábado, a vigília pascal marca o reencontro com a divindade ressuscitada. A Páscoa é o acontecimento mais importante de toda a semana santa e significa a realização dos principais objetivos da religiosidade cristã. Por isso, é uma celebração muito concorrida. 
 Na foto abaixo observa-se grande agrupamento de pessoas em frente à Catedral, que se tornou pequena para o número de participantes, no ano de 1938.

Ritual religioso católico. Ano: 1938
  Abaixo seguem algumas notícias de jornais que demonstravam a devoção da população de Uberaba em relação a essas manifestações religiosas:

Lavoura e Comércio, 30 de março de 1907
Lavoura e Comércio, 11 de abril de 1909


Correio Católico, 7 de abril de 1958

Correio Católico, 19 de abril de 1960
Lavoura e Comércio, 26 de março de 1970

Lavoura e Comércio, 17 de abril de 1976
Luiz Henrique Cellurale
Miguel Jacob Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969