Dia Internacional dos Arquivos

9 de junho é o Dia Internacional dos Arquivos! 

Sede da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
Imagem: Acervo Arquivo Público de Uberaba

A data foi instituída pela Assembléia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Quebéc, em novembro de 2007.

Imagem: Acervo Arquivo Público de São Paulo

Este dia foi escolhido por ter sido em 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA - Conselho Internacional de Arquivos. Além disso, o Dia Internacional do Arquivos serve para que as instituições arquivísticas em todo o mundo divulguem a sua importância junto a administração pública e a sociedade.

Processo de restauro de documentos. Imagem: Acervo Arquivo Público de São Paulo

Na semana do Dia Internacional dos Arquivos ocorrem diversas atividades organizadas não só pelos #Arquivos, mas também por centros de documentação e memória, museus, fundações e universidades. São realizados debates, seminários e cursos, todos com o objetivo aproximar estas instituições da sociedade e, assim, conscientizar sobre importância dos arquivos para preservação da memória e defesa dos direitos do cidadão.

Documentos aguardando digitalização. Imagem: Acervo Arquivo Público de São Paulo

Neste ano o tema principal da 4ª edição da Semana é “Empoderando a sociedade do conhecimento”. Até 14 de junho, instituições arquivísticas de todo o mundo estarão reunidas - de forma virtual - para debater os desafios de dar visibilidade aos acervos neste atual cenário.
Consulta ao acervo da Instituição. Imagem: Acervo Arquivo Público de São Paulo

Texto: Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969