Arquivo Público passa por revitalização e recebe nova iluminação


      A Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria de Administração (Sad) está reestruturando o Arquivo Público da cidade. Dentre as melhorias estão a nova iluminação, o plantio de árvores no local, reparos nas portas, paisagismo e sinalização interna.
      De acordo com o gestor da pasta Carlos Dalberto de Oliveira Júnior – Belzinho, a instituição merece total cuidado. “O Arquivo Público é muito importante. O superintendente Jorge Nabut me apresentou algumas demandas logo na primeira reunião. Nós percebemos que precisava de algumas melhorias. Demos início às pequenas reformas porque ali está a história de Uberaba e é muito importante preservar e conservar todo esse patrimônio.”
      Para Jorge Alberto Nabut, foram grandes mudanças. “O mais importante foi a iluminação. Não tinha nenhuma iluminação da fachada do Arquivo em uma extensão de 100 metros. Todos os postes estão iluminados e os refletores estão funcionando. Isso é muito importante não só para a segurança do Arquivo, mas também para as pessoas que fazem da praça da Mogiana um local de lazer. Final de tarde é muito movimentado inclusive com crianças e pessoas praticando exercícios físicos. Isso mudou a qualidade do local. Outra coisa, foi a revitalização da área verde, um projeto que a gente queria. Também foram plantadas mudas de Oitis na área frontal do Arquivo. O Belzinho é um bom parceiro. Estamos juntos”.
      O secretário da Administração pontua também, que além da iluminação e da revitalização do jardim, foram reparadas as portas e a sinalização interna. “As melhorias foram sem custo, pois as mudas foram do Horto Municipal, o material usado estava disponível em estoque e a mão de obra, dos próprios funcionários da prefeitura.
      Considerado o maior Arquivo Público do interior de Minas Gerais, onde os documentos históricos e administrativos interagem na gestão documental da história, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba completará 35 anos no próximo dia 04 de novembro. Fundada em 1985, a Superintendência é responsável por recolher, resguardar, preservar documentos históricos e dos órgãos da Prefeitura de Uberaba, além de receber documentos privados, de interesse público, tendo como objetivo difundi-los e disponibilizá-los aos cidadãos
.
Jorn. Izabel Durynek
17/08/2020
Fachada do Arquivo Público com a nova iluminação

Vista da entrada da instituição, à noite

Comentários

Mariana Amorim disse…
Ótimo Post.
Muito instrutivo. Realmente a gente sempre deixa para a última hora, e muitas coisas poderiam ser evitadas se fizéssemos mais manutenções preventivas ao invés do famoso "deixar acontecer".
Gosto bastante do blog, sempre com matérias bem interessantes. Espero que sempre tenha novos posts.
Grande Abraço Alicates Marina.

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969