Projeto Documentário - Cartografia Material e Imaterial de Uberaba



Projeto de Documentário aprovado pela Fundação Cultural de Uberaba com recursos da Lei Aldir Blanc está documentando 10 patrimônios históricos de Uberaba tombados através de decretos. Segundo Kete Árabe, uma das responsáveis pelo projeto, não se trata de um documentário convencional, mas de um documentário poético.

O projeto Cartografia Material e Imaterial de Uberaba consiste em 10 documentários curtos de até 5 minutos que ficarão disponíveis na plataforma do Youtube. O patrimônio imaterial será produzido em outra ocasião, pois, "devido à pandemia, não será apropriado agora, pois não prescindi das manifestações populares", afirma Kete.

A consulta aos documentos catalogados pelo  Arquivo Público de Uberaba é um importante apoio para esse trabalho, onde se destaca a Memória, tendo com exemplo os registros do jornal Lavoura.

O diferencial do projeto é a acessibilidade e contará com libras e áudio descrição, com objetivo de trazer esse público para o cenário cultural. Kete Árabe é a proponente do documentário que será disponibilizado no mês de maio.

Kete Árabe no Arquivo Público
Equipe responsável pelo projeto
Equipe nas dependências do Arquivo Público

Entrevista: Miguel Jacob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

Uberaba: “uma cidade entre córregos e colinas”

OS NOMES DE UBERABA