Arquivo Público de Uberaba recebe 1ª visita de estudantes em 2021

 Nesta sexta-feira, 24/09, alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro conheceram as dependências do Arquivo Público de Uberaba. A visita fez parte de uma atividade acadêmica proposta pelos professores Clayton Romano, da UFTM, e de Rosiane Carvalho Assis, da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa. Alunos e professores foram acolhidos pelo superintendente do Arquivo, José Resende Filho, que apresentou de forma didática cada departamento.

Na visita, que durou aproximadamente duas horas, os alunos puderam manusear documentos e fotos, devidamente equipados com luvas fornecidas pelo Arquivo.

Para o professor orientador Clayton Romano, a visita foi fundamental. "Primeiro porque se trata do curso de História, em Uberaba, e o Arquivo Público é uma referência. Então, esse contato dos estudantes de História com o Arquivo tem uma importância crucial para a formação deles", afirma o professor.

O professor ainda destacou que os alunos visitantes estão dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. "O contato com jornais, fotos, com o acervo de forma geral, abre um universo de possibilidades para se trabalhar o ensino da História em sala de aula, ou seja, fazer com que a História seja algo vivo para os estudantes", enfatiza Romano. 

A professora do ensino médio, Rosiane Carvalho, que recebe esse aluno doPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(Pibid), revela com alegria a possibilidade de poder visitar o Arquivo depois de algum tempo, por causa da pandemia. Segundo ela, a visita de forma presencial favorece a experiência.

O aluno Luiz Felipe Andrade, que está no quinto período de História, destaca a oportunidade de ver e tocar nos arquivos. Já Gabriel de Carvalho Castro, do sexto período, aponta a necessidade do aluno "aliar a pesquisa à sala de aula, principalmente para o aluno que já está pensando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)".

O Arquivo Público de Uberaba está aberto para visitas, tanto para queo público conheça o local quanto para pesquisas pessoais e acadêmicas. Para José Resende Filho, além da alegria de poder receber visitas novamente, "estamos cumprindo com nosso dever institucional; afinal temos como tarefa recolher, preservar e difundir os conhecimentos do patrimônio documental do município", afirma o superintendente.

José Resende avalia essa visita como um marco para a reabertura do Arquivo para as instituições interessadas pela nossa história. "É a retomada, seguindo todos os protocolos necessários, de uma parceria entre a instituição, as escolas e a Universidade do Triângulo Mineiro. Nós nos preparamos para receber o grupo: entendemos o momento da pandemia e buscamos meios de minimizar os riscos para todos", enfatiza Resende. 

O Arquivo Público de Uberaba está sediado na Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista. Seus telefones para contato:(34) 3338-2864/3312-4315, e seuhorário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h30 (pedidos até às 17h). É possível, também, entrar em contato por e-mail: arquivouberaba@yahoo.com.bre-mail: arquipubliuberaba@gmail.com.




Comentários

Mireily Dos Santos disse…
Uma pena! Não ser acessível à população há muito tempo tento fazer uma pesquisa sobre meus antepassados, informações que não consegui no cartório, sei que possuem porém envio e-mail, já consegui em uma tentativa falar até com o Superintendente José Rezende Filho que por acaso respondeu o telefone no momento. Me prometeu um retorno, e nunca retornou. Liguei outras vezes me informam que tem uma fila de demanda, tanta burocracia e descaso! Muito triste isso tudo, aguardo desde início deste ano! E pesquiso há mais de nove anos sem êxito!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969