CRISE HÍDRICA EM UBERABA

Por Luiz Cellurale





Antes mesmo de Uberaba ter se tornado Freguesia, em 1820, já se observava um período de estiagem na região, conforme relatou o viajante francês Saint-Hilaire, em sua passagem pelo Arraial da Farinha Podre, em 1816. Essa situação tem se repetido todos os anos, desde o começo da povoação de Uberaba até agora.

Contudo, diferente de outros tempos, a falta de chuva e o aumento da temperatura revelaram contornos mais agressivos nos dias atuais.

Em Uberaba, a principal fonte de abastecimento é o Rio Uberaba, sendo o tratamento da água realizado pelo Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento e Ações Urbanas (Codau). No período da seca já não consegue atender à demanda.

Além do Rio Uberaba, segundo dados da Prefeitura Municipal, são utilizados três poços para complementar a vazão do rio em até 179 litros por segundo.

No período de estiagem, a vazão do Rio Uberaba cai a ponto da captação do rio e dos poços não serem suficientes para atender à demanda, sendo necessário um incremento de vazão por meio da transposição do Rio Claro, o que garante um acréscimo de até 800 litros por segundo. O sistema de transposição é usado desde 2003.

De acordo com Anselmo Ferreira Silva, pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), a disponibilidade de água para o consumo humano está se tornando mais preocupante a cada ano. Para ele, diversos são os fatores que colaboram para a redução da disponibilidade do recurso, como "degradação e manejo inadequado das encostas e leitos, consumo excessivo, perdas no sistema de tratamento e distribuição, crescimento populacional e atividades antrópicas na Bacia do Rio Uberaba".

O avanço da tecnologia possibilitou um incremento da produção agrícola e industrial e, consequentemente, o aumento do consumo de água.

Ao analisar mapas de uso dos solos de 1964 e 1998, verificou-se que a paisagem mudou bastante. A vegetação nativa que cobria mais de 40% da bacia, foi substituída principalmente por pastagens. Em boa parte das áreas que eram ocupadas por pastagens na década de 60, entre os municípios de Veríssimo e Conceição das Alagoas, houve substituição pela agricultura. Nas regiões de nascente, no município de Uberaba, a vegetação nativa foi substituída pela agricultura e por pastagens, agravando os impactos ambientais oriundos do modelo pelo qual foram exploradas essas terras, CANDIDO (2003).

No XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram discutidos mecanismos destinados à preservação ambiental, como forma de superação dos desafios que se apresentam atualmente, como: a proteção dos mananciais que ainda estão conservados e a recuperação daqueles que já estão degradados, práticas importantes para se garantir água de qualidade e em quantidade adequada.

Adelmo Antônio Correia, meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), alerta que "o cenário atual é fruto da diminuição do volume pluviométrico nos últimos dez anos. A crise se agravou na última década, que tem tido chuvas com má distribuição e, mesmo nos períodos com boas chuvas, muita água não chega ao leito dos rios que abastecem os reservatórios.

Nos anos de 2010, 2014, 2015, 2016, 2019, 2020 e 2021, verificou-se na cidade estiagens prolongadas com altas temperaturas.



x


Rio Uberaba em agosto de 2021 - Foto: Jornal de Uberaba – Acervo: APU



 

Rio Uberaba em setembro de 2019 - Foto: Jornal de Uberaba – Acervo: APU

 

 Para aprofundar a temática relativa aos dias atuais, é possível acessar os links abaixo:


https://jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%C3%8DTICA,215861

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2019/09/11/estiagem-provoca-queda-no-nivel-dos-rios-que-abastecem-uberlandia-e-uberaba.ghtml

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,11411

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,34088

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/09/comeca-fiscalizacao-contra-desperdicio-de-agua-em-uberaba.html

https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:qxu6XwVBX
gJ:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/105301/ candido_hg_dr_jabo.pdf%3Fsequence%3D1+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=b


Fontes consultadas

·        Humberto G. Candido; Degradação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba: Uma Abordagem Metodológica - Pesquisa, Extensão e Política Profissional • Eng. Agrícola. 30 (1) • Fev 2010 •

·        Anselmo Ferreira da Silva. Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental, Universidade de Uberaba (Uniube). Recursos Hídricos, Uso de SIG, Hidrologia.2010

·        http://www.uberaba.mg.gov.br

·        Jornal da Manhã. 13 de setembro de 2000

·        Jornal da Manhã. 10 de outubro de 2012

·        Jornal da Manhã. 30 de setembro de 2014

·        Jornal da Manhã. 10 de outubro de 2016

·        Jornal da Manhã. 23 de setembro de 2017

·        Jornal da Manhã. 11 de setembro de 2019

·        Jornal da Manhã. 15 de outubro de 2020

·        Jornal da Manhã. 20 de setembro de 2021

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969