Fruto de um amplo debate percorrido na década de 1990, o Ministério da Educação – MEC buscou formalizar critérios de reformar o ensino básico no País. Naquele contexto foi publicado em 1997, os “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)” para as então, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental (atuais 2º a 5º anos). Posteriormente em 1998, vieram as propostas que vislumbravam as então 5ª a 8ª séries, (hoje 6º a 9º anos) de Ensino Fundamental; e de E nsino M édio, em 1999, acrescido ainda do PCN, as (Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais), de 2002. Tendo em vista o ensino da disciplina de História, no documento de 1997 formulado para os primeiros anos do Ensino Fundamental, no primeiro ciclo (1ª e 2ª séries), a proposta trazia o eixo temático: “História Local e do Cotidiano”. Nesse pressuposto, os conteúdos trabalhados em sala de aula seriam voltados, preferencialmente, às diferentes histórias pertencentes ao local ...