Jorge Alberto Nabut assume a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba

Escritor, poeta e historiador chega ao Arquivo Público com a missão de aumentar o brilho da instituição


   No dia 14 de fevereiro de 2020 o prefeito Paulo Piau assinou a posse do novo superintendente do Arquivo Público de Uberaba. Durante o seu discurso, Piau destacou o perfil de historiador do gestor, considerando a quantidade de livros publicados que retratam a cidade de Uberaba.

Jorge Alberto Nabut, superintendente do Arquivo Público de Uberaba

    Jorge Nabut participou, na década de 1980, dos primeiros passos do Arquivo Público na cidade, tendo visitado, para isso, arquivos já estruturados como os das cidades de Belo Horizonte e Rio Claro/SP, com a finalidade de realizar planejamentos da prática arquivística em Uberaba. Por isso, desde essa época houve a conquista de uma coletânea de documentos do Poder Judiciário dos séculos XIX e XX que estavam no Fórum e foram cedidos ao acervo do Arquivo Público.
    Em relação às novas metas, Jorge Nabut pretende criar o "Documento do Mês",  através de uma seleção do acervo, tendo em vista a sua divulgação. Além disso, irá elaborar um cronograma de trabalho para a comemoração dos 200 anos de Uberaba. Jorge Nabut planeja trabalhar com todos os ex-diretores, para o crescimento da instituição.

Heloísa Piau, primeira-dama; prefeito municipal Paulo Piau; Jorge Nabut, superintendente do Arquivo Público e Rodrigo Vieira, secretário de administração de Uberaba 

    O Arquivo Público receberá em breve o busto do historiador Hildebrando Pontes, que está em fase final de confecção pelo artista plástico Zellito. Para Nabut, trata-se de uma homenagem justa a um escritor que deixou registrada a memória de Uberaba através do futebol, geologia e do linguajar regional. O Arquivo Público recebe uma grande diversidade de documentos de pessoas, inclusive falecidas. Muitos registros históricos podem ser feitos com essa documentação o que auxiliará o trabalho do historiador comprometido com o cotidiano uberabense.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Jorge Nabut
Quem escreve é o Coordenador da proposta de projeto ESTRADA REAL ANHANGUERA no qual alguns livros do senhor serviu base para a construção da proposta de projeto , Caro Jorge Nabut a nossa proposta de projeto tem por objetivo agregar o turismo em cima ou proximo da estrada original de Anhanguera chegamos a encontrar alguns fragmentos da estrada original chegamos a encontrar alguns pontos aonde eram os aldeamentos indigenas e com isto 45% do roteiro esta pronto e agregado a uma estrada municipal , estou buscando formas de agregar o meu projeto a universidades e assim buscar recursos para a concretização do roteiro , Nosso projeto atende apenas o Estado de Minas Gerais das margens do rio Grande na Ilha do Roberto a Tapuirama Indianópolis e finalizaremos em Cascalho Rico pelo fato de que no Estado do Goiás já se encontra o roteiro turístico Anhanguera mas com o nome de ESTRADA COLONIAL Meu objetivo com o Governador é apenas o credenciamento da estrada real Anhanguera junto ao Instituto Estrada Real porem se não tivermos apoio politico não poderá ser possivel Enquanto isto podemos construir nosso roteiro transformando o nosso roteiro no primeiro roteiro turístico COLONIAL do interior do País. Por favor preciso de sua ajuda no desenvolvimento deste projeto preciso da sua participação no nosso projeto , O projeto nasceu sem ideologia partidária de iniciativa popular !!!
34988344491 Wattszap

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969