Jorge Alberto Nabut assume a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
Escritor, poeta e historiador chega ao Arquivo Público com a missão de aumentar o brilho da instituição
No dia 14 de fevereiro de 2020 o prefeito Paulo Piau assinou a posse do novo superintendente do Arquivo Público de Uberaba. Durante o seu discurso, Piau destacou o perfil de historiador do gestor, considerando a quantidade de livros publicados que retratam a cidade de Uberaba.
Jorge Alberto Nabut, superintendente do Arquivo Público de Uberaba |
Jorge Nabut participou, na década de 1980, dos primeiros passos do Arquivo Público na cidade, tendo visitado, para isso, arquivos já estruturados como os das cidades de Belo Horizonte e Rio Claro/SP, com a finalidade de realizar planejamentos da prática arquivística em Uberaba. Por isso, desde essa época houve a conquista de uma coletânea de documentos do Poder Judiciário dos séculos XIX e XX que estavam no Fórum e foram cedidos ao acervo do Arquivo Público.
Em relação às novas metas, Jorge Nabut pretende criar o "Documento do Mês", através de uma seleção do acervo, tendo em vista a sua divulgação. Além disso, irá elaborar um cronograma de trabalho para a comemoração dos 200 anos de Uberaba. Jorge Nabut planeja trabalhar com todos os ex-diretores, para o crescimento da instituição.
Heloísa Piau, primeira-dama; prefeito municipal Paulo Piau; Jorge Nabut, superintendente do Arquivo Público e Rodrigo Vieira, secretário de administração de Uberaba
|
O Arquivo Público receberá em breve o busto do historiador Hildebrando Pontes, que está em fase final de confecção pelo artista plástico Zellito. Para Nabut, trata-se de uma homenagem justa a um escritor que deixou registrada a memória de Uberaba através do futebol, geologia e do linguajar regional. O Arquivo Público recebe uma grande diversidade de documentos de pessoas, inclusive falecidas. Muitos registros históricos podem ser feitos com essa documentação o que auxiliará o trabalho do historiador comprometido com o cotidiano uberabense.
Comentários
Quem escreve é o Coordenador da proposta de projeto ESTRADA REAL ANHANGUERA no qual alguns livros do senhor serviu base para a construção da proposta de projeto , Caro Jorge Nabut a nossa proposta de projeto tem por objetivo agregar o turismo em cima ou proximo da estrada original de Anhanguera chegamos a encontrar alguns fragmentos da estrada original chegamos a encontrar alguns pontos aonde eram os aldeamentos indigenas e com isto 45% do roteiro esta pronto e agregado a uma estrada municipal , estou buscando formas de agregar o meu projeto a universidades e assim buscar recursos para a concretização do roteiro , Nosso projeto atende apenas o Estado de Minas Gerais das margens do rio Grande na Ilha do Roberto a Tapuirama Indianópolis e finalizaremos em Cascalho Rico pelo fato de que no Estado do Goiás já se encontra o roteiro turístico Anhanguera mas com o nome de ESTRADA COLONIAL Meu objetivo com o Governador é apenas o credenciamento da estrada real Anhanguera junto ao Instituto Estrada Real porem se não tivermos apoio politico não poderá ser possivel Enquanto isto podemos construir nosso roteiro transformando o nosso roteiro no primeiro roteiro turístico COLONIAL do interior do País. Por favor preciso de sua ajuda no desenvolvimento deste projeto preciso da sua participação no nosso projeto , O projeto nasceu sem ideologia partidária de iniciativa popular !!!
34988344491 Wattszap